domingo, 3 de abril de 2016

Diversos tipos de tecidos e suas diferenças.

                           

Quando iniciei o trabalho com a marca Sonhos de Capitu, descobri que tinha que aprender mais sobre os diversos tipos de tecido que existe e agora vou compartilhar alguns deles com vocês.

Para aprender de verdade a comprar tecidos só há uma alternativa: começar a comprá-los. Com o tempo você começa a perceber quando um tecido é de boa ou má qualidade! Há diferença também de acordo com o fabricante e a composição. Nenhum glossário pode dar conta com eficiência completa.

Os nomes dos tecidos às vezes podem nos confundir um pouco… por exemplo, o tricoline. Existem muitos tipos de tricoline: 100% algodão, misto [60 ou 70 % algodão e 30% de poliéster, mais indicado para toalhas de mesa, por exemplo, pois é mais rústico], com elastano [97% algodão e 3% de lycra], e outros… para roupas geralmente se usa o 100% algodão ou com lycra.

Não é tão difícil… é que há muitos, muitos tipos de tecidos! Quando se acostumar você achará tão incrível, que visitar lojas de tecidos de outras cidades será uma atração à parte nas viagens, como levar um pequeno tesouro. Agora, vamos aos tecidos!


Primavera-Verão


 Crepe

     

Há vários tipos de crepe: o comum crepe chiffon, de seda, crepe georgette… estes últimos são mais fáceis de serem encontrados em lojas de tecidos finos. Todos são bons para vestidos, por exemplo, e blusas… porque são soltinhos, fluidos, não precisam passar [daí a praticidade]. Como é um tecido leve, pode ser usado para fazer blusas de mangas longas , pois enfrenta melhor o calor do que se fossem feitas de algodão.


Chiffon


           

O Chiffon é um tecido fluido, muito usado em vestidos de festa.
Ele é meio transparente, por isso é importante usar combinação ou forro por baixo. É excelente para fazer roupas com camadas, pois ele não tem muito volume… as camadas caem e tem aquele efeito levinho… muito delicado. Claro, há vários tipos de chiffon… chiffon de seda, por exemplo. Mas as características são parecidas.


Renda e Organza


     

A renda não necessita de explicações… é muito conhecida. É possível criar peças interessantes e românticas com os dois tecidos – mas é preciso tomar cuidado absoluto com a transparência. A transparência pode ser muito sensual: portanto, é preciso de forro para proteger o que deve estar coberto. De nada adianta usar uma blusa de organza de mangas longas e uma camisetinha de alça por dentro… ´


Para quem não conhece a organza  é um tecido para dar em efeito interessante numa blusa ou vestido modesto, como uma capa… pensem nisso quando forem fazer suas roupas!




Laise e Cambraia

  

Laise [ou Lese] e Cambraia são tecidos de algodão, que tradicionalmente são encontrados em versões bordadas nas lojas. Por causa dos “furinhos”, pedem uma blusa por baixo, ou forro. São muito femininos e delicados, ficando também excelente para roupinhas de criança!




Musselina ou Musseline

                                           

Outro tecido bastante usado nas estações quentes, por ser bem levinho… é meio transparente – ou seja, tem de ter o forro.


Linho e Lã Fria

                           

O linho é um tecido muito versátil, e eu acho que combina igualmente bem como o outono-inverno – se na sua cidade não for realmente muito frio. A lã fria é uma lã tropical, excelentes para conjuntos de saia e blazer a serem usados no verão.


 Outono-Inverno


Tweed

             
O tweed é um tecido muito sofisticado – é uma lã grossa  que esquenta bem. Fica melhor em conjuntos e blazers, embora seja possível fazer alguns modelos de vestido com ele (apenas, por causa da rigidez, é preciso observar bem o caimento).



Lã, Tricô e Crochet

             

São boas opções para casacos, cardigãs e variantes… a lã é clássica e pode proporcionar conjuntos e vestidos elegantes. Já o tricô e o crochet precisam de cuidado e forro, na maioria das vezes, se for fazer saias ou vestidos. Como boleros e casaquetos, as peças de crochet e tricô podem ser furadas, se usadas por cima de peças modestas.



Gabardine

  

O gabardine é um tecido muito versátil, que pode ser encontrado de algodão ou de fio sintético [poliéster], e também com lycra. É muito utilizado para fazer casacos, sobretudos e conjuntos.



Jacquard e Brocado

                     

Tecidos nobres, com certo brilho nas estampas e um pouco de relevo. Os dois são bem parecidos. Você pode fazer saias, vestidos, casacos… também esquenta bem, e é ideal para a noite.

 (13646 bytes)    E aí? Foi útil?? Entre em contato conosco:


 (1176 bytes)   https://www.facebook.com/sonhosdecapitumoda
 (1176 bytes)   https://www.facebook.com/sonhosdecapitu

Um comentário: